Vestibular UFJF 2019

0
381

Vestibular UFJF 2019 – A Universidade Federal de Juiz de Fora é uma instituição pública de ensino superior localizada na zona da mata de Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora. É considerada uma das melhores universidades públicas do país, figurando a 27ª posição no ranking das melhores instituições públicas e privadas de ensino superior.

Todos os anos, a instituição oferece o vestibular UFJF para candidatos dos cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, porque para ingressar nesses cursos o candidato terá que comprovar algumas habilidades específicas.

Todos os anos, milhares de estudantes tentam ingressar na UFJF vestibular, por isso a concorrência pelas vagas ofertas pela instituição é grande. Se você está se preparando, seja para o vestibular ou para realizar o ENEM, o conteúdo a seguir trará uma série de informações importantes para você. Confira!

Conheça a UFJF

Vestibular UFJF 2019A Universidade Federal de Juiz de Fora foi fundada no ano de 1960 com o intuito de promover o ensino superior e o desenvolvimento social, científico e tecnológico da região. A instituição é composta por 16 unidades acadêmicas, possuindo um total de 17 mil estudantes cursando algum curso da universidade.

História

Vestibular UFJF 2019Todos os anos, milhares de candidatos concorrem as vagas oferecidas pela UFJF para os seus mais de 50 cursos de graduação. Para aqueles que não pretendem cursar Música e Arquitetura e Urbanismo, o UFJF vestibular não é aplicado. Nesse caso, os candidatos terão que realizar o ENEM e, assim que o resultado for publicado, se inscrever no SiSu.

Leia também:

As unidades que compõe a Universidade Federal de Juiz de Fora são as seguintes:

  • Instituto de Artes e Design – IAD;
  • Instituto de Ciências Biológicas – ICB;
  • Instituto de Ciências Exatas – ICE;
  • Instituto de Ciências Humanas – ICH;
  • Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC;
  • Faculdade de Comunicação Social;
  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Economia;
  • Faculdade de Educação;
  • Faculdade de Educação Física;
  • Faculdade de Engenharia;
  • Faculdade de Farmácia e Bioquímica;
  • Faculdade de Letras;
  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Odontologia;
  • Faculdade de Serviço Social.

Vestibular UFJF 2019

Vestibular UFJF 2019O vestibular UFJF é aplicado uma vez ao ano, para os candidatos que concorrerão para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música. As provas são aplicadas em uma etapa e são compostas por 50 questões de áreas do conhecimento relacionado ao curso escolhido.

Prova

Vestibular UFJF 2019Para os demais candidatos, a principal forma de ingresso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada, um programa do Ministério da Educação que visa distribuir as vagas, levando em consideração fatores sócio-econômicos e a avaliação da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM. Confira a seguir como realizar a sua inscrição para o vestibular UFJF 2019 e como funciona o processo seletivo.

Inscrição

Vestibular UFJF 2019

Após entender como funciona o processo seletivo o próximo passo é saber como se inscrever. O candidato já sabe que o certame é realizado através do ENEM, logo o candidato deverá se inscrever na página do INEP para conseguir sua vaga no UFJF vestibular.

Para saber como realizar a inscrição vestibular UFJF 2019, leia atentamente a seguir.

Vestibular UFJF 2019

  • Passo 01. Acesse o site do INEP/ENEM através do endereço enem.inep.gov.br e veja todas as informações depois que a página carregar. Nesse espaço, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao ENEM.
  • Passo 02. Clique para fazer a sua inscrição. É muito importante preencher todos os dados corretamente, assim como não se esquecer de suas informações de login, principalmente da senha utilizada, pois esses mesmos dados serão necessários para realizar a sua inscrição no SiSu.
  • Passo 03. Agora é esperar o calendário para se informar em qual dia – e local – que você deverá ir para realizar as provas do ENEM.
  • Passo 04. Depois de obter os resultados da prova, o candidato deverá ir até o site do Sistema de Seleção Unificado e demonstrar interesse em, no máximo, 2 opções de cursos.

Após estar com a nota do ENEM em mãos, o candidato estará mais próximo de conseguir ingressar na UFJF, bastando apenas seguir os passos abaixo:

  • Passo 01. Entre no site do SiSu no endereço a seguir: (sisu.mec.gov.br) e espere a página carregar completamente. Clique na opção “Quero me inscrever”.
  • Passo 02. Agora, você deverá selecionar qual tipo de curso deseja e em qual universidade pretende cursá-lo. Nesse caso, escolha um curso que seja oferecido na UFJF vestibular.
  • Passo 03. Pronto! Agora basta esperar as listas de chamadas serem divulgadas e ver se você foi convocado. Caso positivo, o candidato deverá confirmar sua inscrição no curso desejado.

Cursos

Vestibular UFJF 2019A Universidade Federal de Juiz de Fora possui a extensa rede de cursos UFJF vestibular, trazendo autoridade excelência no seu ensino. Sendo assim, são oferecidos 50 cursos de graduação entre três áreas do conhecimento específicas. Confira a seguir:

  • Exatas: Ciência da Computação, Computação, Ciências Exatas, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Mecânica, Estatística, Física, Matemática, Química, Sistemas de Informação.
  • Humanas e Sociais Aplicadas: Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Design, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Moda, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Turismo.
  • Saúde: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária.

Resultado

Vestibular UFJF 2019O resultado do vestibular UFJF 2019 é divulgado no próprio site da instituição, geralmente 1 mês depois das provas serem aplicadas. O resultado será publicado no site da instituição, que pode ser acessado a seguir (www.ufjf.br).

O resultado do ENEM, geralmente, é divulgado no final do ano. Já o resultado do SiSu, que acredito que seja o mais importante para quem deseja ingressar na UFJF, é divulgado no meio do ano. Lembrando que só é possível participar do SiSu os candidatos que prestaram o ENEM e tiraram uma nota maior do que zero na redação e igual ou superior a 45 em todas as outras matérias.

Leia também:

Para saber, exatamente, quando sai o resultado do SiSu, visite: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas para tirar todas as suas dúvidas em relação ao programa.

Conclusão

Vestibular UFJF 2019Ingressar em uma instituição pública de ensino superior é o sonho de milhares de brasileiros. Por conta disso, é muito importante se preparar bastante para o UFJF vestibular.

Caso você já esteja se preparando, nós te desejamos toda a sorte do mundo. Ficou com alguma dúvida sobre o como funciona o vestibular UFJF 2019? Deixe nos comentários.

Vestibular UFJF 2019
5 (100%) 185 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here