Vestibular UFRA 2019

0
425

Vestibular UFRA 2019 – A Universidade Federal do Amazonas é uma instituição pública de ensino superior sediada em Belém, capital do estado do Pará, sendo reconhecida nacionalmente por seus cursos de ciências agrárias, um dos mais prestigiados do país.

Mesmo que não haja um sistema tradicional de ingresso como o UFRA vestibular, isso não quer dizer uqe os candidatos não devam se preparar. Para conseguir ingressar na instituição, o candidato terá que tirar uma nota superior a 6 para concorrer às vagas. No próprio site do SiSu será possível ver quais são as notas de corte necessárias para conseguir uma vaga no curso desejado na Universidade Federal do Amazonas.

Se você está se preparando para ingressar na Universidade Federal do Amazonas nesse ano, confira a seguir uma série de informações importantes sobre o processo seletivo, a instituição, como se inscrever no vestibular UFRA e muito mais. Veja a seguir!

Conheça a UFRA

Vestibular UFRA 2019A UFRA é uma instituição pública de ensino superior fundada no ano de 1945, iniciando suas atividades como a principal escola de agronomia do estado do Pará. Apenas em 2002 é que a instituição passou a ser reconhecida como universidade e passou a ser conhecida como UFRA.

A universidade é multicampi, possuindo unidades em Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas, Campus de Tomé-Açu, além da sede, localizada em Belém, capital paraense. O vestibular UFRA 2019 conta com a seguinte estrutura: Biblioteca, hospital universitário, restaurante universitário, laboratórios e fazendas experimentais.

Historia

Vestibular UFRA 2019Desde 2013, a instituição deixou de aplicar o vestibular UFRA e passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada como a única forma de ingressar na instituição. Por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Ministério da Educação e Cultura (MEC) seleciona os candidatos de acordo com a avaliação dos candidatos na última edição do exame.

Leia também:

Além dos 35 cursos de graduação oferecidos pela UFRA, a instituição também oferece cursos de pós-graduação, entre mestrados e doutorados, nas seguintes áreas:

  • Mestrado em Agronomia;
  • Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais;
  • Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agropecuária;
  • Mestrado em Botânica;
  • Mestrado em Ciências Florestais;
  • Mestrado em Saúde e Produção Animal na Amazônia;
  • Doutorado em Agronomia;
  • Doutorado em Ciências Agrárias;
  • Doutorado em Ciências Florestais;
  • Doutorado em Saúde;
  • Produção Animal na Amazônia.

A principal forma de ingressar na Universidade Federal Rural do Amazonas é por meio do SiSu, Sistema de Seleção Unificada administrada pelo Ministério da Educação. Confira a seguir como funciona o programa e o que é preciso para realizar a sua inscrição.

Vestibular UFRA 2019

Vestibular UFRA 2019A partir do ano de 2014, o vestibular UFRA passou a utilizar o SiSu como a principal forma de ingresso para novos alunos. Para poder participar, o candidato terá que tirar uma média mínima de 400,00 pontos no ENEM, e ter participado da última edição do ENEM.

Após a publicação do resultado do vestibular UFRA, o candidato terá que se cadastrar no SiSu escolhendo até duas opções de curso. A partir da sua avaliação e as notas de corte dos cursos ofertados, o candidato poderá concorrer às vagas oferecidas através do programa.

Inscrição

Vestibular UFRA 2019

As inscrições para o SiSu geralmente começam no final de Janeiro e os candidatos que se inscreverem terão que ficar atento às listas de chamadas para não perder as vagas. Dessa maneira, o SiSu acaba funcionando como um UFRA vestibular, só que mais fácil.

Confira logo a seguir como participar da inscrição vestibular UFRA 2019:

Vestibular UFRA 2019

  • Passo 01. Acesse o site do INEP/ENEM através do endereço (enem.inep.gov.br) e veja todas as informações depois que a página carregar. Nesse espaço, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao ENEM.
  • Passo 02. Procure o botão para realizar a sua inscrição. É muito importante preencher todos os dados corretamente, assim como não se esquecer de suas informações de login, principalmente da senha utilizada, pois esses mesmos dados serão necessários para realizar a sua inscrição no SiSu.
  • Passo 03. Agora é esperar o calendário para se informar em qual dia e local que você deverá ir para realizar as provas do ENEM.
  • Passo 04. Depois de obter os resultados da prova, o candidato deverá ir até o site do Sistema de Seleção Unificado e demonstrar interesse em no máximo 2 opções de cursos.

Depois de saber a nota do ENEM, o candidato estará mais próximo de conseguir ingressar na Universidade Federal do Amazonas, utilizando a sua nota, confira o passo a passo a seguir:

  • Passo 01. Entre no site do SiSu no endereço a seguir: (http://sisu.mec.gov.br/) e espere a página carregar completamente. Clique na opção “quero me inscrever”.
  • Passo 02. Agora, você deverá selecionar qual tipo de curso deseja e em qual universidade pretende cursá-lo. Nesse caso, escolha um curso que seja oferecido na UFRA.
  • Passo 03. Pronto! Agora basta esperar as listas de chamadas serem divulgadas e ver se você foi convocado. Caso positivo, o candidato deverá confirmar sua inscrição no curso desejado.

Cursos

Vestibular UFRA 2019

São oferecidos mais de 50 cursos UFRA vestibular de graduação em suas 5 unidades universitárias. Confira a seguir, a lista completa de cursos oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas:

  • Campus de Capanema: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Biologia, Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Biologia.
  • Campus de Capitão Poço: Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Biologia, Bacharelado em Engenharia Florestal, Bacharelado em Sistemas da Informação, Licenciatura em Computação.
  • Campus de Paragominas: Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia Florestal, Bacharelado em Zootecnia, Bacharelado em Administração.
  • Campus de Parauapebas: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia de Produção, Bacharelado em Engenharia Florestal, Bacharelado em Zootecnia.
  • Campus de Tomé-Açu: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Biologia, Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Engenharia Agrícola, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa.

Resultado

Vestibular UFRA 2019O resultado do ENEM geralmente é divulgado no final do ano. Já o resultado do SiSu, que acredito que seja o mais importante para quem deseja ingressar na universidade, é divulgado no meio do ano. Após a realização desses processos seletivos você poderá saber o resultado vestibular UFRA 2019.

Lembrando que só é possível participar do SiSu os candidatos que prestaram o ENEM e tiraram uma nota maior do que zero na redação e igual ou superior a 45 em todas as outras matérias.

Leia também:

Para saber, exatamente, quando sai o resultado do SiSu, visite: (http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas) para tirar todas as suas dúvidas em relação ao programa.

Conclusão

Vestibular UFRA 2019Agora que você pode conferir algumas informações importantes sobre o vestibular UFRA, você está um pouco mais preparado para realizar as provas e ingressar na instituição por meio do SISU ou Enem.

Se você vai participar do processo seletivo nesse ano, nós te desejamos toda a sorte do mundo. Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de falar alguma coisa sobre o vestibular UFRA 2019, faça um comentário e participe da conversa.

Vestibular UFRA 2019
5 (100%) 165 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here