Vestibular UTFPR 2019

0
404

Vestibular UTFPR 2019 – A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é uma instituição de ensino superior federal, localizada em Curitiba, capital do Paraná. A instituição não utiliza o vestibular como forma de ingresso na instituição, e sim a avaliação dos candidatos dentro do Sistema de Seleção Unificado, SiSu, método que substitui o vestibular tradicional.

Contudo, isso não quer dizer que você não deva se preparar e estudar bastante. Muita gente preste o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de ingressar na instituição aumentando a concorrência para as vagas ofertas pelo UTFPR vestibular.

No conteúdo a seguir, você verá uma série de informações sobre a instituição, como ingressar no vestibular UTFPR e muito mais. Confira a seguir:

Conheça a UTFPR

Vestibular UTFPR 2019A origem da Universidade Tecnológica Federal do Paraná remonta aos anos de 1909, quando a Escola de Aprendizes Artífices foi criada oferecendo os seguintes ofícios para os 45 alunos da instituição: alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria.

Ao passar dos anos, o vestibular UTFPR 2019 foi ganhando novos alunos e, a medida que foi crescendo, passou a oferecer novos cursos a partir que novos professores iam sendo contratados. A UTFPR é uma das 51 instituições de ensino superior mantidas pelo Governo Federal.

História

Vestibular UTFPR 2019Atualmente, são oferecidos cursos UTFPR nas seguintes categorias: Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, sendo reconhecida pela IGC como uma das melhores instituições federais da região do Paraná, obtendo nota máxima em suas avaliações.

A instituição tem como seu foco principal fornecer a formação técnica de alunos considerados de baixa renda pelos critérios da instituição. Os cursos vestibular UTFR 2019 são oferecidos em seus 13 campis distribuídos nas seguintes localidades:

  • Apucarana;
  • Campo Mourão;
  • Cornélio Procópio;
  • Curitiba;
  • Dois Vizinhos;
  • Francisco Beltrão;
  • Guarapuava;
  • Londrina;
  • Medianeira;
  • Ponta Grossa;
  • Pato Branco;
  • Toledo;
  • Santa Helena.

Para ingressar na instituição, é preciso prestar a última edição do ENEM e se inscrever no SiSu para concorrer a uma das vagas. No próprio site do Sistema de Seleção Unificado é possível ver quais são as notas necessárias para conseguir ingressar na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Vestibular UTFPR 2019

Vestibular UTFPR 2019Além dos cursos de graduação, o vestibular UTFPR  também oferece cursos técnicos para alunos que acabaram de concluir o ensino médio. Dessa forma, após a conclusão dos estudos, o aluno terá uma profissão e poderá atuar no mercado de trabalho.

Para quem deseja fazer um curso técnico na instituição, a UTFPR vestibular periodicamente publica editais dos processos seletivos que ocorrem em suas unidades espalhadas pela região. Porém, se você veio aqui por conta do vestibular UTFPR, saiba que você deverá realizar a sua inscrição no ENEM/SiSu para conseguir a sua vaga.

Prova

Vestibular UTFPR 2019A universidade não oferece um vestibular UFTPR 2019. E a principal forma de ingresso é por meio do ENEM/SiSu. Nesse caso, o candidato terá realizar a última edição do Exame Nacional do Ensino médio e, assim que obter a avaliação, se inscrever no SiSu.

No Sistema de Seleção Unificado é possível ver quais são as notas necessárias para ingressar na instituição, o que dará uma noção para o candidato de como será a concorrência para os cursos da região.

Leia também:

Como a UTFPR é uma das instituições mais prestigiadas da região, a concorrência será alta. Então será preciso se preparar e estar bem estudado para prestar essa edição do ENEM, pois a sua avaliação será determinante para dizer se você conseguirá uma vaga ou não.

Inscrição

Vestibular UTFPR 2019Como não há uma forma para realizar a inscrição vestibular UTFPR 2019, a seguir ensinaremos como você poderá se cadastrar no ENEM e posteriormente no SiSu, e então conseguir ingressar no curso desejado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Confira o passo a passo que elaboramos, a seguir:

Vestibular UTFPR 2019

  • Passo 01. Acesse o site do INEP/ENEM através do endereço a seguir: (www.enem.inep.gov.br) e veja todas as informações depois que a página carregar. Nesse espaço, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao ENEM.
  • Passo 02. Clique para fazer a sua inscrição. É muito importante preencher todos os dados corretamente, assim como não se esquecer de suas informações de login, principalmente da senha utilizada, pois esses mesmos dados serão necessários para realizar a sua inscrição no SiSu.
  • Passo 03. Agora é esperar o calendário para se informar em qual dia e local  em que você deverá ir para realizar as provas do ENEM.
  • Passo 04. Depois de obter os resultados da prova, o candidato deverá ir até o site do Sistema de Seleção Unificado e demonstrar interesse em, no máximo, 2 opções de cursos.

Com a nota do ENEM em mãos, o candidato estará mais próximo de conseguir ingressar no vestibular 2019 UTFPR. Confira o passo a passo a seguir:

  • Passo 01. Entre no site do SiSu no endereço a seguir: (http://sisu.mec.gov.br/) e espere a página carregar completamente. Clique na opção “quero me inscrever”.
  • Passo 02. Agora, você deverá selecionar qual tipo de curso deseja e em qual universidade pretende cursá-lo. Nesse caso, escolha um curso que seja oferecido na UTFPR.
  • Passo 03. Pronto! Agora basta esperar as listas de chamadas serem divulgadas e ver se você foi convocado. Caso positivo, o candidato deverá confirmar sua inscrição no curso desejado.

Cursos

Vestibular UTFPR 2019São oferecidos cursos UTFPR vestibular de graduação, nas modalidades de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Para o ensino médio, a UTFPR oferece os cursos Técnico Integrado, Técnico PROEJA e o Técnico Subsequente, para os alunos que já terminaram o Ensino Médio.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná também oferece pós-graduação com especializados latu sensu, mestrado stricto sensu e doutorados stricto sensu.

Leia também:

No site da instituição é possível ver a lista completa dos cursos oferecidos pela UTFPR. Só não postamos aqui no blog pois a lista ficaria muito grande e, consequentemente, atrapalharia sua experiência como leitora. Para conferir todos os cursos ofertados, acesse: (www.utfpr.edu.br/cursos).

Resultado

Vestibular UTFPR 2019O resultado do ENEM, geralmente, é divulgado no final do ano. Já o resultado do SiSu, que acredito que seja o mais importante para quem deseja ingressar na UTFPR, é divulgado no meio do ano.

Lembrando que só é possível participar do SiSu os candidatos que prestaram o ENEM e tiraram uma nota maior do que zero na redação e igual ou superior a 45 em todas as outras matérias.

Para saber, exatamente, quando sai o resultado do vestibular UTFPR 2019 e também do SiSu, visite: (http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas) para tirar todas as suas dúvidas em relação ao programa.

Conclusão

Vestibular UTFPR 2019

Todos sabemos que é sonho de milhares de brasileiros passar em uma faculdade federal, mesmo que não haja um vestibular UTFPR 2019, você poderá ingressar na instituição por meio do ENEM.

Por isso esteja muito bem preparado pois a concorrência é grande, já que a instituição é considerada uma das melhores da região. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário com suas questões para que alguém de nossa equipe possa te ajudar. Boa sorte e bons estudos!

Vestibular UTFPR 2019
5 (100%) 185 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here